Como comprador


Cadastro

Neste vídeo falaremos sobre o cadastro no site da Wermelinger Leilões. De início quero chamar sua atenção para o fato de que o cadastro no site por si só não permite a participação nos leilões. O cadastro inicial, simplificado, com o envio dos dados básicos, se inicia a partir do clique no termo “cadastre-me” que está localizado na parte superior da página inicial do nosso site. Será importante preencher o formulário de acordo com a definição do perfil (pessoa física ou empresa). No caso de pessoa física, envie seus documentos pessoais: documento de identidade com foto (frente e verso) e um comprovante atual de endereço em seu nome, de seus pais ou do cônjuge (enviando juntamente a Certidão de Casamento). No caso de pessoa jurídica, os documentos são: última alteração do contrato social, comprovante de endereço da empresa ou do representante legal, e documento de identidade com foto (frente e verso) do representante legal. Após devidamente cumpridos todos os passos acima, aguarde a liberação do cadastro, que será efetuada em até 24 horas. Você receberá um e-mail de liberação. Caso não tenham sido devidamente cumpridos as etapas do cadastro, você receberá um e-mail indicando o que está pendente ou deve ser corrigido. Aqui vai uma dica: é muito importante que antes do início do cadastro os documentos estejam digitalizados e agrupados em um arquivo específico no seu computador ou celular, pois certamente a organização dos arquivos, contendo os principais documentos facilitará em muito a conclusão do cadastro. Ah... Não se esqueça inclusive de anexar a declaração de aceite também chamado de termo de adesão de usuário devidamente assinada que está disponível para download em nosso site para ter a aprovação do cadastro. No vídeo seguinte falaremos sobre como você participará do leilão de sua escolha e na sequência como se habilitar de forma correta a dar lance no leilão de sua escolha. Eu, Horany Costa Nascimento, leiloeiro público oficial, coloco-me à disposição. Venha fazer bons negócios na Wermelinger Leilões.

Habilitação & Participação

Neste vídeo será apresentação de forma bem resumida sobre a importância da habilitação e participação dos interessados em dar lance nos lotes em leilão no site da Wermelinger Leilões, pois o simples cadastro no site não é condição suficiente para a participação no leilão. Bom... Novamente quero chamar sua atenção para o fato de que cada leilão possui uma habilitação específica, isso não quer dizer que será exigido de você interessado em participar do leilão várias habilitações em um mesmo leilão. Tenha sempre em mente que, será necessário se habilitar antes de participar de um leilão. Acompanhe sua habilitação fazendo o login, depois acesse clicando no termo “meu cadastro” e clique em “habilitações”. A partir daí é só dar o seu lance... Eu, Horany Costa Nascimento, leiloeiro público oficial, coloco-me à disposição. Venha fazer bons negócios na Wermelinger Leilões.

Lance & Incremento

Após efetivar a sua habilitação de forma regular, o próximo passo é realizar o lance no lote desejado. Este lance, nada mais é do que uma oferta apresentada pelos participantes, em regra, aquele que fizer a maior oferta, será o vencedor do leilão, também conhecido como arrematante. Tal lance, poderá ter um incremento, ou seja, um acréscimo mínimo a ser ofertado em cima do último lance. Saiba que não é possível, sob nenhuma hipótese, cancelar os lances, seja no ambiente físico ou virtual, o lance efetuado tem caráter irrevogável e irretratável, sendo assim, um compromisso assumido, até porque o participante é responsável pelo uso de seu login e senha em nosso site. Dessa forma, aquele que realizar o lance e não honrá-lo estará sujeito a multa de acordo com o próprio edital e demais sanções jurídicas, além de tornar o arrematante inabilitado para participar dos próximos leilões.

Complementando o tema “lance”, para apresentar a sua oferta em um leilão presencial, é necessário realizar um gesto pessoal ou até mesmo expressar seu interesse pelo lote por meio da fala, já no ambiente virtual, após a regular habilitação, você deve escolher o lote no leilão que tem interesse em participar e clicar no botão “Dar Lance”. No site, é possível realizar um lance manual, que é aquele definido pelo usuário, tendo como base o Lance Inicial, como também, oferecer um lance automático, onde o usuário interessado pode cadastrar um valor máximo para que o sistema efetue automaticamente os lances em seu nome, toda vez que sua oferta for superada, tendo como base o incremento mínimo. O sistema lançará as ofertas até alcançar o valor limite do lance cadastrado. Em caso de empate de valores, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual. Vale ressaltar que, no ambiente virtual também é possível gerenciar os seus lances na aba “Meus Lances”, clicando no botão “Lances Ofertados”.

Caso seu lance seja vencedor no leilão extrajudicial, o pagamento e retirada dos lotes, no caso de bens móveis, deve ser feito no dia seguinte ao leilão (ou após a aprovação dos lances condicionais por parte do Comitente/Vendedor ou pelo juízo do processo). Cada arrematante receberá um e-mail (no endereço eletrônico cadastrado no site) com instruções para realização do devido pagamento, também é possível encontrar essas informações no próprio edital do leilão. Qualquer dúvida remanescente sobre pagamento, o arrematante deve entrar em contato com o nosso escritório. Venha fazer bons negócios na Wermelinger Leilões.

Financiamento bancário x Parcelamento

Ao se tratar de arrematação, surge a dúvida sobre o pagamento do lance, muitos acreditam que este apenas pode ser realizar de forma à vista, porém, existem outras duas modalidades de pagamento em parcelas que podem ajudar o arrematante no momento anterior ao lance. A primeira delas é a modalidade parcelada, nela, você poderá fazer uma proposta ao leiloeiro ou ao juízo, com uma entrada mínima de 25% do valor e o restante dividido em até 30 parcelas, não havendo cobrança de juros incidindo apenas correção seguindo o índice do Tribunal de Justiça competente, tal modalidade é exclusivamente judicial. Cabe ressaltar que, a proposta somente poderá ser ofertada com base no valor mínimo estipulado pelo juiz até o início do primeiro leilão, pelo valor não inferior ao da avaliação, e em segundo momento, ou seja, até o início do segundo leilão a proposta que não seja abaixo do valor estipulado pelo juiz e quando não houver essa informação, o valor igual ou maior a 50% do valor da avaliação. Resta acrescentar que o lance parcelado tem uma desvantagem sobre o lance à vista, este será considerado o lance vencedor, mesmo que o lance parcelado seja em valor superior ao lance à vista. Além do parcelamento, no caso específico de leilões extrajudiciais (bancos, seguradoras, locadores de veículos, etc), você também pode optar pelo financiamento, todavia, somente será aceita a proposta com crédito pré-aprovado pela instituição financeira. Sendo assim, não é permitido solicitar um crédito para financiamento após a arrematação. Todas as informações estarão contidas no edital, daí importância da leitura atenta deste documento antes da arrematação. Qualquer dúvida em relação a financiamentos e parcelamentos, entre em contato com a nossa equipe. Venha fazer bons negócios na Wermelinger Leilões. (Inclusive clique no card acima, para acessar o nosso vídeo sobre edital)

Visitação

O tema “visitação de bens” é um dos principais questionamentos que sempre escuto dos interessados em leilões. Perguntas, como por exemplo: É possível visitar os bens a serem leiloados? Como ocorre a visitação do bem no leilão de carros? Como ocorre a visitação do imóvel? O tema deste vídeo “visitação de bens” requer para melhor compreensão a seguinte explicação. Precisamos separar em dois blocos os tipos de leilões. O leilão judicial e o leilão extrajudicial. Em regra, no leilão judicial, não será possível conhecer o imóvel internamente, antes do leilão, mas sempre é aconselhável ir até o local e ver quem são os prováveis moradores, se o imóvel apresenta um aspecto que está desocupado por moradores etc. Sendo o bem móvel deverá o interessado buscar informações sobre a destinação do bem, por exemplo, se for um carro ou determinado equipamento, se está na posse do executado, se o bem foi recolhido ao depósito do leiloeiro. Já no leilão extrajudicial, em se tratando de bens móveis, por exemplo, provavelmente o veículo estará no pátio da Wermelinger Leilões. Em nosso site você terá acesso as principais informações sobre o dia e horário de visitação dos bens que estão cadastrados e autorizados para venda. Muito obrigado por sua atenção. Eu, Horany Costa Nascimento, leiloeiro público oficial, coloco-me à disposição. Venha fazer bons negócios na Wermelinger Leilões.

Despesa & Investimento

Quais são as despesas que incidem na arrematação do bem? O que é a comissão do leiloeiro? E quanto será a comissão do leiloeiro? Olá... Sou Horany Costa Nascimento, leiloeiro público oficial, regularmente inscrito na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais. Bom ... Neste vídeo serão esclarecidos os principais aspectos que envolve o tema “despesa & investimento” nos leilões. As despesas que incidem no leilão dependerá do valor do lance ofertado pelo interessado na arrematação, e neste caso a comissão do leiloeiro, em regra, será de 5% sobre o valor do bem arrematado; a depender do tipo de bem, se for por exemplo, bem imóvel, devemos computar ainda como despesa o valor do pagamento do Imposto de Transmissão chamado de ITBI que varia de município para município, além é claro de outros custos como o registro do imóvel, as custas processuais e a contratação de advogado para o acompanhamento e execução dos atos processuais. Muitos arrematantes não avaliam como investimento a contratação de advogado especializado na matéria para a realização de profunda análise de verificação da viabilidade jurídica nos principais documentos do leilão, como por exemplo, no edital, certidão de ônus do imóvel, o processo propriamente que deu origem ao leilão, enfim tudo que guarde relação com o leilão de sua escolha. Em que pese entendimentos contrários, tenho convicção de que a contratação do advogado é verdadeiro investimento, especialmente por conta da complexidade do nosso ordenamento jurídico. Pense nisso...

Desocupação do Imóvel

Olá... Certamente você que nos assiste deve ter se perguntado como ocorre a desocupação do imóvel adquirido no leilão? No leilão judicial a desocupação do imóvel ocorrerá por meio da ordem judicial que é conhecido no ordenamento jurídico pelo nome de mandado de imissão na posse. Referida ordem judicial determinará a desocupação do imóvel por quem vier a ocupa-lo, e será executada pelo oficial de justiça competente. E como este pedido de desocupação é apresentado no processo que deu origem ao leilão? Este pedido é apresentado nos próprios autos do processo, por simples petição. Ao passo que no leilão extrajudicial o pedido de desocupação é realizado a partir do ajuizamento da Demanda de Imissão na posse. Por exemplo, a desocupação do imóvel arrematado por João na Wermelinger Leilões que pertence ao Banco X exigirá que o arrematante ajuíze uma ação de imissão na posse para desocupação forçada do imóvel. Dica do leiloeiro: a tentativa da desocupação amigável é sempre indicada, antes da propositura da demanda judicial como caminho de solução dos conflitos. Nesta hora vale muito uma boa conversa. Na minha vida prática como advogado realizei diversas desocupações de imóveis de forma amigável, sempre oferecendo uma “vantagem”, como por exemplo, o pagamento do transporte da mobília existente no imóvel. Eu, Horany Costa Nascimento, leiloeiro público oficial, coloco-me à disposição. Quero convidá-lo a conhecer nosso escritório e fazer bons negócios na Wermelinger Leilões.